terça-feira, 2 de março de 2010

O nosso pastor por um dia

.
.
P. Joaquim da Rocha Maciel
.
O padre Joaquim da Rocha Maciel, foi o pastor do Carmo Jovem por um dia. No dia 27 de Fevereiro estivemos em Viana do Castelo na IV Entrefitas.
.
Joaquim da Rocha Maciel, nasceu a 21 de Setembro de 1935, em Souto de Vilar, Freguesia de Durrães, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga. É filho de Manuel da Costa Maciel e Rosa da Rocha Alves Quintela, e tem quatro irmãos, dos quais dois já se encontram na morada eterna.
Entrou para o Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, em 1952 e, dois anos mais tarde, esteve no mesmo Seminário em Fátima. É em 1959 que entra no Seminário do Carmo de Viana do Castelo e, três meses depois, inicia o noviciado na Ordem do Carmo, em Larrea, Espanha. Continuará em Espanha nos anos sequentes, fazendo a Profissão Temporária em Marquina, a 17 de Outubro de 1960 e a Profissão Solene no Carmelo de Begoña, Bilbao, a 11 de Março de 1966. Um ano depois, também em Bilbao, no Seminário Maior Dério, é ordenado sacerdote no dia 18 de Março.
Tendo passado por vários conventos, Porto, Paços de Arco, Fátima, Aveiro e Avessadas, vive hoje na comunidade de Viana do Castelo. É um sacerdote caracterizado pela sua jovialidade e, entre os vários serviços que exerce, incorpora o Projecto Espaço T, instituição que visa a recuperação e apoio a pessoas vítimas de dependências, da qual foi um dos impulsionadores e é actualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Aliás, ao longo da sua vida de sacerdote, temos visto o Pe Maciel a apoiar a juventude, sobretudo a que muitas vezes é estigmatizada e posta de lado na nossa sociedade, coadjuvando núcleos de ajuda a estas pessoas.
Neste IV ENTREFITAS, o Carmo Jovem, que leva o Carmo no Coração, adopta o Pe Maciel como seu Pastor por um dia. Louvemos e apresentemos ao Senhor o seu sacerdócio!