domingo, 27 de julho de 2008

Apresentação AAcampaKi - Espírito Caracol


É no fim que se faz o princípio. Sim, no fim porque nenhum de nós é Deus. Então, vamos lá! O AAcampáki já nos anda a baralilailar há muitos meses na cabeça. Na cabeça, no coração e no corpo todo. Quando se fala em AAcampáki começamos logo a ter bons sonhos e todo o corpo treme.



(— Anda. Vamos ao que interessa.)




Sofremos um longo deserto de um ano a desejar acampar. Porque no primeiro esteve Deus e estiveram os amigos. E Deus como amigo e os amigos como Deus. Agora que viesse o segundo. E ele chegou. Ei-lo. Foi muito sonhado, pensado e amado. Agora é crescer, gozar, rezar e rir.



(— Anda. Vamos ao que interessa.)



A reunião dos acertos finais foi muito desacertada. Eu fico contente que assim seja! Navegávamos em altas e brumosas vagas, todos com vontade de acertar, mas como é fácil de entender não é durante a tempestade que melhor nos ouvimos e acertamos no alvo. Os sins eram tão secos e os nãos tão raros, que ou barco ia ao fundo ou esventrava de vez as vagas e aportava a bom porto. Há uma testemunha.



(— Anda. Vamos ao que interessa.)



Por fim, sem nos apercebermos, chegámos tão rapidamente aos temíveis escolhos donde tantos têm saído derrotados. Fora decidido que faríamos um Tshirt. E saltava à vista que a solução não agradava. E havia que encontrá-la. E fomos à procura, como se dum tesouro escondido se tratasse. Fomos, não. Não fomos todos. Por fim encontramos. Eureka! Encontramos! Encontraaamos! Mas não encontráramos ainda.



(— Anda. Vamos, vamos ao que interessa.)



Encontrámos por fim o slogan para o AAcampáki. Mas o AAcampáki já não tem slogan? Tem! E vamos pôr outro? É diferente! Não é bem um slogan, é uma ideia força, é um espírito. E lá fomos, e lá fomos pela noite dentro e com vontade de sair dali com todo o AAcampáki resolvido mesmo sem ter começado.



(— Sim. Mas vamos ao que interessa ou não?)



Por fim, ouviu-se uma voz: Achei! E rabiscou no papel o desenho do mapa do tesouro: Espírito Caracol! Ninguém riu, ninguém chorou, ninguém cantou, ninguém bateu palmas. Os cépticos cruzaram os braços, os poetas puseram-se a sonhar. O capitão, velha raposa de água doce, sugeriu que se explorasse a coisa, que se chamassem os áugures, os intérpretes, adivinhos e as odaliscas e nos dissessem o que ninguém jamais alcançava enxergar.



(— Ai, sim? Eu também não vejo nada!)



Mas vais ver.
Queridos amigos queridas amigas, estamos no AAcampáki. Os dois ‘ás’ maiúsculos significam que é o segundo acampamento de jovens Carmelitas. Foi tão bom o primeiro que Deus continua connosco! Escolhemos como lema deste uma frase do Profeta Isaías: «Alarga o espaço da tua tenda!». O versículo é um pouco maior; lá dentro do Guião e durante o acampamento percebê-lo-ás melhor.



(— Mas eu ainda não percebo nada!)



Tem calma, em breve perceberás. O defeito não é teu.
O nosso voto é que alargues a tenda do teu coração. Se necessário que desentulhes as abastanças que te encharcam e te impedem de acolher e andar, de ser mais fraterno e mais ágil no anúncio do Reino. Há tanto sono numa tenda assim e tão pouco favor para a fruição de Deus, que não admira que andes raquítico! Alargar é alargar, mesmo que custe ter de deitar carga preciosa ao mar.



(— E o Espírito Caracol?)



Alarga a tua tenda, porque és maior se mais lá entrarmos. Entremos. És maior se mais acolheres, servires e amares. E melhor serves se menor fores. E se menor fores mais cabemos na tenda. Entra. Também Deus tem lugar na sua tenda para ti. E quer meter muitos na tua. Tens lugar para eles? E para Deus?



Bom AAcampáki. Sê bem vinda! Sê bem vindo.
Deus te abençoe.

(— Ei! Então! É isto o Espírito Caracol?)



Não te perturbes. Lê de novo o texto da Apresentação. E ficarás a saber o que é o espírito caracol. O verdadeiro Espírito Caracol dir-te-ei noutro dia.



Frei João Costa
Responsável pela Pastoral Juvenil da Ordem


(— brrrrrruffff!)