quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Reflexão II - III Entrefitas: Contacto

.
I. Se tivesses que traduzir este em filme em três palavras, quais escolherias? As três palavras que escolhemos para definir o filme foram: dúvida, persistência e fé.
.
II. Escolherias alguma frase deste filme como máxima? Qual e porquê? A frase que nos marcou especialmente foi algo parecido com isto: "se neste universo tão grande só existíssemos nós, seria um grande desperdício de espaço".
.
III. “- Reverendo Joss, em que é que acredita? - Como pessoa de fé, rejo-me por leis diferentes das da Dra Arroway, mas temos os mesmos fins. A busca da verdade.” Achas que ciência e religião podem viver lado a lado? A ciência e a religião podem conviver lado a lado, ambas procuram a verdade, sendo que, por vezes, a primeira não consegue avançar mais e só pela segunda consegue explicação para alguns factos.
.
IV. “Não achas que tiveste essa experiência porque uma parte de ti a necessitava?” - perguntou Ellie ao reverendo quando este lhe falou da sua experiência de Deus. Achas que a fé é algo que nasce de uma necessidade? O homem é capaz do melhor e do pior... com as suas capacidades poderia viver num mundo maravilhoso, mas na busca do proveito, da vaidade, do reconhecimento próprio e egoísta perde-se... sente-se só....revolta-se contra tudo e contra todos e não percebe que o outro que está ao seu lado é o meio para ser feliz. Pelo outro e no serviço e amor ao outro encontraria a verdadeira felicidade.
.
V. “Vocês são uma espécie interessante… Uma mistura interessante…capaz de sonhos tão belos… e dos mais horríveis pesadelos. Sentem-se tão perdidos, tão isolados, tão sós… Só que não o estão. Segundo as nossas pesquisas, a única coisa que torna este vazio suportável é… os outros”. Concordas com esta afirmação de Ellie sobre a viagem do pai no tempo? Porquê? Não estará Ellie a falar de Deus e não se apercebe? De nós enquanto filhos únicos, imensos, pequeninos, mas tão importantes do Pai?
.
VI. “Foi-me dado algo maravilhoso, algo que me mudou para sempre. Uma visão do universo que nos diz incontestavelmente que minúsculos e insignificantes, que raros e que preciosos somos todos nós. Uma visão que fazermos parte de algo maior que nós, que nenhum de nós está só. Gostaria de compartilhar com outros. Gostaria que todos, nem que só um momento pudessem sentir esse temor respeitoso, essa humildade e essa esperança.” Como comentarias o discurso final de Ellie? O discurso dela faz lembrar a parábola da ovelha perdida que o pastor vai procurar, independentemente de possuir um rebanho tão grande guardado e a vontade e força dos profetas e apóstolos a anunciar a mensagem de Deus, também eles não conseguiam calar o que sentiam. .
.
VII. Com qual das personagens te identificas mais? Como somos um grupo não nos identificámos apenas com uma personagem. A maioria reviu-se na Ellie, na procura de explicação para tudo o que nos rodeia, outro identificou-se com o Reverendo Joss e ainda outro com o amigo cego de Ellie que na queda da máquina nunca desistiu de a tentar ouvir, mesmo quando todos pensavam que estaria morta.
.
.
[8º ano de catequese I Polo Nª Srª de Saúde I Paróquia de Alhadas]
.