sábado, 1 de outubro de 2011

Saudação do Provincial aos Horeb's



Estimados jovens participantes no XVIII Horeb, a minha saudação amiga!

E já lá vão 18 anos, 18 encontros… Uma longa caminhada rumo ao Monte Horeb onde o Senhor da vida tem sempre algo de especial a segredar-nos.

Alegra-me que neste encontro, coloqueis a pergunta: Que quereis fazer de mim? Esta é das questões mais genuínas dum amigo e discípulo de Jesus. Porquê? Porque permite começar tudo de novo, com frescura e renovado vigor, porque diz da vossa generosidade e disponibilidade para as curvas e para as carminhadas por onde o Mestre vos queira levar.

Fazei a pergunta, escutai a resposta e sede-Lhe fiéis!

Afinal, só isto basta na vida, tudo o demais é entretenimento, enredo, perda de tempo…

Como gostaria de estar convosco para recordar com todos vós os momentos que, de forma mais activa, caminhei com o Carmo Jovem! Tenho muitas e boas recordações.

Neste momento, também me encontro em ambiente celebrativo na comunidade dos frades carmelitas do Funchal assinalando a festa de Santa Teresinha, os 70 anos de sacerdócio do Pe Cecílio, as bodas de ouro de profissão religiosa do Pe Manuel Dias e, também, as minhas bodas de prata de profissão religiosa. Como vedes, são muitos os motivos para estarmos em festa, para darmos contínuas graças a Deus e aos irmãos por tanto amor de predilecção. Dai também um forte abraço de parabéns ao fr. João, pois, também ele está em festa pois professamos os três (João, Avelino e eu) no dia 1 de Outubro de 1986 no Santuário do Menino Jesus, em Avessadas.

O caminho que percorrestes até estes 18 anos responsabiliza-vos e compromete-vos para o futuro. O Carmelo precisa de vós. Sem vós, jovens que caminhastes connosco durante estes 18 anos, nós seríamos muito mais pobres como família. Vós tendes muito a dar a esta família, mas ela também muito para oferecer aos jovens e menos jovens: as nossas comunidades cristãs, os movimentos, os grupos de oração, as fraternidades do Carmelo Secular… precisa da vossa presença para serem rejuvenescidos.

Contamos convosco, parabéns por esta linda caminhada. Ânimo e em frente!

Um abraço amigo,
Fr. Joaquim Teixeira, prov