segunda-feira, 24 de outubro de 2011

XVIII HOREB - Carta aos Jovens



Carta de uma amiga «Andariega»
[aos participantes do XVIII HOREB 2011]


jm+jt


1- Meus amados Jovens Carmelitas, que a graça do Espírito de Cristo ressuscitado esteja com vossas caridades.


2- Saibam vossemecês que estava a passear pelo Céu, quando me deram conhecimento do XVIII Horeb do Carmo Jovem, que este ano se realiza, como em outras ocasiões ao redor de um dos Santos carmelitas, na linda cidade de Viana do Castelo, rodeada de montes, mar e rio. Eu mesma sou convidada de honra no vosso encontro! Que feliz fiquei, pelo vosso convite e pela gotinha tanto me acarinhar aos longos destes anos. Uma filha muito querida minha, vossa amiga e irmã carmelita, incentivou-me a que escrevesse umas letras, para vos motivar nesta nova e magnífica aventura. Deus lhe pague por todos sacrifícios que tem passado!


3- Caros amigos fortes de Deus, talvez, não começariam este encontro se me quisessem de todo imitar, pois ruim e fraca mulher fui ao longo da minha vida terrena e no céu só Deus o sabe pelos carminhos que me leva… Sua majestade, teve e tem para comigo grande benevolência e misericórdia. No carminho percorrido, muitas vezes lhe perguntei: «Que quereis Senhor de mim?». E neste enlace em que Ele me entrelaçou, nesta humildade na qual pretendi andar somente em verdade me coloquei. Tudo o que sou, o sou graças ao nosso Deus. Desde muito cedo, Ele me fez encontrar a Sua verdade na Sua vida. Verdade que trazia alojada no meu interior, mas não satisfeita, e muito inquieta, procurava sempre não sei que verdade. Muitas vezes percorri carminhos de noite, solidão. No entanto, buscava apenas a verdade. A verdade encontrei. Ao fim de muito procurar, descobri que tudo o que procurava e buscava com tanta inquietude estava dentro de mim. Compreendi que essa verdade era a que me dava assas para voar! tal como um bicho da sede, feio que se transforma numa bela borboleta. A pergunta: «Que quereis Senhor de mim?» Fez-me Santa!


4- Procurando e ajustando momentos aqui e acolá, dei-me conta do grande bem que faz à alma entrar em oração, e com determinada determinação, me dediquei a contentar a Deus, pois só Ele era o que contentava a minha alma: Oh! Deus meu, quanto tempo perdi, quando Te buscava fora de mim, quanto tempo perdi buscando-Te fora de Ti porque para estar em Ti, bastava só chamar-Te em mim!


5- Jovem carmelita, que me escutas, tendo oração, abrem-se os olhos do silêncio do coração, para entender as verdades que chegam… eu, muitas vezes, pensei que para chegar onde Ele queria, tinha que estar muito limpa das minhas faltas… Oh! que por mal carminhos andava a minha esperança! Pois tendo eu oração, sua majestade não deixará de me favorecer, nem me deixara perder se o carminho fora o da humildade. Recordo-me que muitas vezes me cansei eu de ofende-Lo do que Ele em me perdoar. Ele jamais se cansa de dar, nós é que jamais podemos cansar de O receber em nós. E são tantas as vezes que Ele se abeira de nós e nós não lhe correspondemos! Oh doce aventura da alma! Porque tardais?!


6- Queridas gotinhas, disseram-me que este ano fazeis XVIII anos, que tendes em mãos novos projectos, que quereis continuar a dar muito do que tendes recebido. Bem, esse é o carminho que vos levará a um bom destino, vos levara a conhecerem-se como jovens carmelitas, a amar a espiritualidade carmelita que vos cerca. Neste carminho tendes que compreender para serdes compreendidos, é o ciclo dos atrevidos, dos que fazem da sua vida, um hino de louvor. Peço-vos que sejais radicais! A ordem carmelita descalça em Portugal e no mundo, precisa de jovens radicais. TU, começa sempre de bem a melhor. Porque esperas?


7- Viana do Castelo, Porto, Fátima, Caíde de Rei, Braga, Aveiro, Avessadas, Moinhos da Gandará, Alhadas, Coimbra, Paços de Gaiolo… quantas recordações, quantas vidas, quanto amor. Carminhos percorridos ao redor da espiritualidade carmelita, carminhos ao redor de Cristo. Já levais alguns de vós anos de experiência que marcaram as vossas vidas, e hoje dais oportunidade a outros para que vivam aquilo que vos fez crescer. Sois filhos desta vinha do monte Carmelo. Continuai a carminhar!


8- Amigo(a) jovem carmelita, que orgulhosa me sinto de ti, que te encontras no XVIII Horb. que feliz estou por vós. Prometo que desde o céu, cuidarei da vossa gotinha e guiarei os vossos passos até Aquele que guiou amorosamente os meus passos. Orientou nos Seus carminhos. Como Ele me vislumbrou e me deleitou em oásis de amor, o que queria de mim fê-Lo. Quanto a ti, não podes fazer que alguém te ame, mas podes e deves deixar de amar. Onde está o Teu Deus de Amor? Que quer Ele de Ti? Quem não se encontrou sem palavras ao ser interrogado por tão grande amor? Como busca-lo hoje nos carminhos da Sua história? Deus procura-te! Sai ao Seu encontro. Sai de ti e encontra-Te com Ele no silêncio do teu coração.


9- Já disse bastante. O demais não é para a carta nem mesmo para dizer. É para amar! Pois a vida espiritual é como um mapa… tem muitos carminhos mas a importância está no local onde pretendemos chegar…. Ele é a meta. Trata-se de um carminho que vai durar toda a nossa existência. É bom que O louvem uns pelos outros. A Ele a glória e a honra, seja bendito para todo o sempre, Ámen


10- A todos vós me recomendo muito. Deus vos faça Santos.


Viana do Castelo a 1 de Outubro do ano da graça 2011

  
Vossa indigna serva,