domingo, 14 de setembro de 2008

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

«Humilhou-Se a Si próprio; por isso Deus O exaltou»
Exaltação da Santa CRUZ, a expressão suprema de AMOR!
Deus, não exalta a Cruz, mas sim quem morreu e morre nela: Seu Filho e tantos outros crucificados deste MUNDO…
São Paulo sintetizou proferindo: «Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai». (Filip 2, 6-11).
São João da Cruz dizia que o que mais nos faz sofrer é o medo que temos da cruz. Santa Teresa de Jesus exprimia que, quando abraçamos a nossa cruz com coragem e vontade, ela torna-se leve, mais suave e terna. Santa Teresinha ensina-nos a permanecer num caminho onde temos que sofre e muito amar por amor Aquele que nos ama.
A cruz é o CÁLICE PRECIOSO da paixão de Cristo, é a síntese de tudo quanto Ele sofreu por nós. Como Jovens Carmelitas, unamo-nos em espírito, olhemos para a cruz de Jesus, aprendamos com ele a lição do amor total, percorramos sem medo o caminho da entrega e do dom da vida.