domingo, 14 de setembro de 2008

Jovens, venerai a Cruz!

PARIS, sábado, 13 de Setembro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI fez um apelo aos jovens franceses para que venerem o sinal da cruz, ainda que isso traga consigo «escárnio e até mesmo perseguição», durante seu discurso dirigido a milhares de rapazes e raparigas reunidos na região da catedral de Notre Dame.Diante deles, e antes de iniciar a Vigília de oração, o Papa quis confiar aos jovens «dois tesouros, o Espírito Santo e a Cruz», em um discurso repleto de referências à Jornada Mundial da Juventude de Sydney, ocorrida em Julho passado.
«Muitos de vós levais pendurada no pescoço uma corrente com uma cruz. Também eu carrego uma, como por outro lado, todos os Bispos. Não é um adorno nem uma jóia. É o precioso símbolo de nossa fé, o sinal visível e material do vínculo com Cristo», explicou o Papa.
Para os cristãos, a cruz é «símbolo da sabedoria de Deus e seu amor infinito revelado no dom redentor de Cristo morto e ressuscitado para a vida do mundo», explicou o Papa, mas também «o testemunho mudo dos sofrimentos dos homens e, ao mesmo tempo, a expressão única e preciosa de todas as suas esperanças».
São Paulo, continuou Bento XVI, «chegou à conclusão de que a Cruz manifesta a lei fundamental do amor, a fórmula perfeita da vida verdadeira».
«Que esta descoberta impressionante vos anime a respeitar e venerar a Cruz», afirmou o Papa, entregando-a aos jovens como um tesouro.
«Queridos jovens, sei que venerar a Cruz às vezes também traz consigo o escárnio e até mesmo a perseguição. A Cruz coloca em perigo, em certa medida, a segurança humana, mas manifesta, também e sobretudo, a graça de Deus e confirma a salvação».O Papa desejou que «a alguns o aprofundamento no mistério da Cruz lhes permita descobrir o apelo a servir a Cristo de maneira mais total na vida sacerdotal ou religiosa».