terça-feira, 30 de setembro de 2008

Santa Teresinha do Menino Jesus

Nasceu no dia 2 de Janeiro de 1873, em Alençon, França. Desde pequenina, rodeada de todo o carinho familiar, começou a ser chamada Rainha. Sua mãe morreu quando ela era ainda muito pequena. Na sua Autobiografia, Teresinha diz que bastava olhar para seu pai para saber como rezam os santos. A sua primeira escola de todas as virtudes foi a sua família. Nos passeios que dava com seu pai, gostava imenso de dar esmolas aos pobres. Quando a sua irmã mais velha entrou no Carmelo, Teresinha não resistiu. Caiu doente com uma enfermidade estranha que por pouco não a conduziu à morte. Eram insistentes as orações de todos. Por fim, Teresa melhorou, depois de ter visto sorrir uma imagem de Nossa Senhora que se encontrava no seu quarto. Tinha quase 15 anos, quando também ela decidiu entrar no Carmelo. Diante das dificuldades que encontrou, decidiu ir a Roma pedir ao Papa que a deixasse entrar antes da idade estabelecida na lei. Assim o conseguiu. Tinha sido a Rainha no seu lar, por isso, sentindo-se também a Rainha de Jesus, aproveitava para Lhe pedir favores para todos. Na Sexta-feira Santa de 1896 teve uma hemorragia pulmonar e alegrou-se por sentir que depressa estaria no Céu. No dia 30 de Setembro de 1897, quando os sinos tocavam as Ave Marias da tarde, Teresinha sentiu o mesmo sorriso de Maria da sua infância e exclamando: "Meu Deus, quanto Vos amo!", voou nos braços de Jesus ao Céu. Faltavam três meses para fazer 24 anos. A sua mensagem que repetiu antes de morrer, deixou-a nos seus escritos: "Não espero estar inactiva no Céu. Depois da minha morte farei cair sobre a terra uma chuva de rosas. Agora que eu morro é que a minha missão vai começar: a missão de fazer as almas amarem a Deus como eu O amo. Eu quero passar o meu Céu a fazer bem à terra". Foi proclamada, por todo o seu amor e zelo apostólico, Padroeira das Missões, juntamente com S. Francisco Xavier.
Os seus pais, Luis e Célia, sobem com ela a glória dos altares no dia 19 de Outubro de 2008, Dia Mundial das Missões, ao serem beatificados.