quinta-feira, 8 de março de 2007

A atenção a dar aos jovens

No dia 22 de Fevereiro, o Papa Bento XVI encontrou-se com os sacerdotes de Roma. Como de costume, manteve uma sessão de perguntas e respostas. Eis um excerto do que respondeu quando o Pe. Maurizio Secondo Mirilli lhe perguntou sobre a atenção a dar aos jovens:
Bento XVI: A juventude deve ser uma prioridade do nosso trabalho pastoral, porque ela vive num mundo distante de Deus. Os jovens têm necessidade de muito acompanhamento, para poderem realmente encontrar este caminho. Eles devem ver que se pode viver a fé nesta época, que não se trata de algo do passado, mas que hoje é possível viver como cristão e assim encontrar realmente o bem. Recordo-me de um elemento autobiográfico nos escritos de São Cipriano. «Vivi neste nosso mundo, diz ele, totalmente afastado de Deus, porque as divindades tinham morrido e Deus não era visível. E vendo os cristãos, pensei: é uma vida impossível, isto não se pode realizar no nosso mundo! Mas depois, encontrando-me com alguns deles, entrando na sua companhia, deixando-me guiar no catecumenado, neste caminho de conversão a Deus, pouco a pouco compreendi: é possível! E agora estou feliz por ter encontrado a vida. Compreendi que aquela outra não era vida e, na verdade confessa eu sabia mesmo antes que aquela não era a vida verdadeira.» Parece-me muito importante que os jovens encontrem pessoas, tanto da sua idade como mais maduras, em que possam ver que a vida cristã hoje é possível, e é também razoável e realizável. Portanto, o primeiro ponto é a experiência, que depois abre a porta também ao conhecimento. Somente se há uma certa experiência é possível, depois, compreender. Recordo-me de um conselho que Pascal dava a um amigo não crente. Ele dizia: «Experimenta um pouco fazer as coisas que um crente faz, e depois com esta experiência verás que tudo isto é lógico e verdadeiro.»Quanto aos grandes temas, diria que é importante conhecer a Deus. Na Carta aos Efésios, São Paulo diz: "Lembrai-vos de que nesse tempo estáveis... sem esperança e sem Deus... Mas em Jesus Cristo vós, que outrora estáveis longe, agora estais perto" (2:12-13). Assim a vida tem um sentido que me guia também nas dificuldades. Naturalmente, neste caminho acompanham-nos os Santos. Apesar dos numerosos problemas, eles viveram e foram as "interpretações" verdadeiras e vivas da Sagrada Escritura. Cada um tem o seu Santo, de quem pode aprender melhor o que significa viver como cristão.