quarta-feira, 14 de março de 2007

Deixas-me regressar, Senhor?

Afastei-me e arrumei-Te no silêncio, afastei-me e fingi que não acreditava nem esperava nada de Ti. Desviei-me e perscrutei todas as rotas, menos a tua. Desprezei-me e tive a lata de atirar as culpas para Ti. Distraí-me e tudo o que tinha por felicidade ruiu. Deixas-me regressar, Senhor? Pensei que sentenciarias como um juiz, mas eu é que fui injusto nos meus juízos. Cansei-me a pensar que Tu decidirias como eu. Custou-me regressar, porque me assustavam as portas fechadas. Arruinei-me e nem o meu amor próprio me animava. Deixas-me regressar, Senhor? Idealizei um mundo maravilhoso: Sem riscos nem obrigações. Construi o mundo ideal: Sem preocupações pelos outros. Despi-me da minha dignidade, só para que me aplaudissem os que julguei que me amavam, mas que logo me abandonaram na berma. Desnudei-me, Senhor, e o que é pior: também Te atirei fora. Deixas-me regressar, Senhor? Apontarás na agenda de casa as minhas ausências? Contarás a minha soberba e a minha auto-suficiência? Pedir-me-ás de volta o que Te pedi e depois desperdicei? Quando me vires ao longe vais virar-me as costas? Claro que te deixo regressar, meu filho! Sai de tudo aquilo que te pareceu melhor que o nosso lar. Regressa da orfandade em que tens vivido. Entra. Esta é a tua casa. Entra e veste-te de festa. Vem. Senta-te e com o teu irmão come do mesmo pão do Pai. Toma banho e perfuma-te para que a tua vida passada fique no passado. Sim, filho. Abraça-me. Abraça-me, meu filho. Vós os homens sois como sois, mas eu tenho um coração de Pai! E, hoje, mais que nunca, o meu coração transborda de alegria. Não há maior felicidade para um Pai que a de voltar a ver o seu filho, não há maior sorriso no rosto dum Pai que quando torna feliz um filho. Sim, corre. Corre! Corre, meu filho! A tua demora desassossega a minha alma! Não demores, porque nem os erros do teu caminho errado me desassossegaram tanto como o teu atraso. Vem, regressa. Eu, teu Pai, te espero. Não te preocupes com o teu irmão: havemos de convencê-lo!