quinta-feira, 29 de março de 2007

Largos dias têm cem anos

A Irmã Lúcia, Pastorinha de Fátima e Carmelita, fez cem anos. Noventa e oito cumpriu-os na terra, dois no céu. Por que no céu não há tempo, há quem diga que ela não fez cem anos. Talvez. Mas na nossa memória e no nosso coração ela fez. Foi bonito ver que não se perdeu a memória dela. E que lhe cantamos os parabéns, com a ternura com que se cantam a uma irmã e avó. Claro que ela não precisa do nosso afecto, nem que lhe cantemos os Parabéns a Você. Mas nós precisamos de lhe cantar, de dizer para nós que a senda que ela trilhou pode ser a nossa e que a sua busca de santidade pode ser por nós percorrida e é imitável.
Largos dias têm cem anos. Largas histórias têm aquela vida de singelo recolhimento e escondimento. Sinto e senti que sempre a amámos. Agora que está em Deus sinto que a amamos ainda mais, que nos sentimos mais seus irmãos e, mais que órfãos, nos sentimos verdadeiramente guiados pelo seu apelo e exemplo.
O Carmelo de Santa Teresa de Coimbra editou um pequeno postal, em memória do Centenário. O postal mostra os claustros do Carmelo e uma linda fotografia da Irmã Lúcia, como a gostamos de recordar. Foi feliz a legenda: «O mundo para mim é apenas o caminho para Deus». Que assim seja para nós. Que ele seja uma oportunidade e não uma perda; embora seja verdade que para se ganhar o céu haja que perder o mundo. Para isso o mundo é mundo e o céu é o ceu. Um é o caminho, outro a meta.
Oh! Que festa terá havido no céu!
Feliz aniversário, Irmã Lúcia!