segunda-feira, 5 de março de 2007

III Encontro Ibérico de Jovens Carmelitas – Toledo

Decorreu em Toledo, entre 11 e 14 de Agosto, o III Encontro Ibérico de Jovens Carmelitas. Após a realização dos anteriores encontros, Segóvia (2002 - Juntos junto à fonte) e Viana do Castelo (2004 – Entrar no livro da Vida), eis que surge mais um encontro. E não podíamos faltar. E não faltamos.
Encontraram-se em Toledo, 70 jovens provindos de diversos locais de Portugal – Avessadas, Aveiro, Braga, Guarda e Viana do Castelo; e de Espanha – Valência, Madrid, Medina del Campo, Valladoid...
Na viagem até Toledo, nós, jovens portugueses, visitamos muito rapidamente Ávila, o Convento de S. Teresa - La Santa, e o Mosteiro da Encarnação, local onde a Santa viveu muito anos e de onde partiu para lançar a epopeia fundacional que o Espírito Santo lhe despertara. Depois foi Toledo. No Convento de João da Cruz de Toledo, num ambiente muito ibérico, juvenil e festivo, tivemos oportunidade de falar sobre a jovem B. Isabel da Trindade, de visitar diversos locais históricos da cidade anfitriã com destaque para o Convento fundado por S. Teresa de Jesus. Ali tocamos alguns objectos utilizados pela Santa aquando da sua passagem por esse local. Generosas e solícitas as Irmãs Carmelitas mostraram-nos: um tambor da Santa que ela tocava nas festas, um selo, um autógrafo, o códice do Livro da Vida. Pelas grades do locutório os objectos passaram-nos para as mãos, que de repente tremeram tal era o peso da história que nelas caía.
No seguimento dos anteriores encontros, e segundo o espírito que desde a origem preside a estes encontros, viveu-se um clima de muita paz e serenidade, de oração e convívio, em consonância com a espiritualidade vivida na Ordem.
O próximo encontro ibérico está já agendado para o ano 2008 em Portugal em local a designar.