quinta-feira, 29 de março de 2007

Algumas datas da Irmã Lúcia

28 de Março de 1907 - Nascimento. 30 de Março de 1907 - Baptismo. 1917 - Aparições de Nossa Senhora. 3 de Outubro de 1928 - Profissão no Instituto de S. Doroteia. 25 de Março de 1948 - Entrada no Carmelo de S. Teresa, Coimbra. 31 de Maio de 1949 - Profissão como Carmelita Descalça. 13 de Fevereiro de 2005 - Falecimento. 19 de Fevereiro de 2006 - Transladação para o Santuário de Fátima. Acerca da data do seu nascimento, a Irmã Lúcia escreveu em 1989: “Meu Pai era muito assíduo em levar os filhos à pia baptismal. Quando eu nasci – ouvi contar a minha Mãe, numa entrevista com o Dr. Formigão, que a interrogou, perguntando em que dia eu fazia anos –, a Mãe respondeu: “Nós dizemos que é no dia 22 de Março, porque ela foi registada como tendo nascido neste dia, mas, na verdade, não é bem assim. Ela nasceu no dia 28 de Março de 1907. Era Quinta-Feira Santa; pela manhã, fui à Santa Missa e comunguei, pensando voltar de tarde, a visitar o Santíssimo, mas já não pôde ser, que, nessa tarde, nasceu ela” (só então tive conhecimento de qual era o verdadeiro dia dos meus anos, o que não admira, porque, nesse tempo em Fátima, não se ligava nenhuma importância ao dia dos anos, nem se fazia festa; por isso, era um assunto de que se não falava); “no entanto, como está registada como nascida no dia 22, continuamos a dizer que faz anos nesse dia. O Pai tratou logo do baptizado. Não lhe convinha na próxima semana, por motivo dos seus trabalhos, mas, como estava mandado que os pais levassem os filhos a baptizar aos oito dias, depois de nascidos – que, de contrário, pagavam multa -, o Pai resolveu dá-la como nascida no dia 22, para que o pároco a baptizasse no Sábado de Aleluia, que era o dia 30 do mesmo mês."