terça-feira, 6 de novembro de 2007

Sopros Finais - Carminhada - Avessadas a Rosém - 3NOV2007


A primeira carminhada do Ano Pastoral 2007/2008 foi algures nos montes, em Avessadas, ou melhor entre Avessadas e Rosém, no concelho do Marco de Canavezes. Os jovens leigos carmelitas estão de novo em movimento. Inspirando-se na Mensagem do Papa Bento XVI para a XXIII Jornada Mundial da Juventude, “Espírito Santo, Sopro de Vida” puseram alma e pés, coração e sentimento, ânimo e fé ao caminho.
Era Sábado, 3 de Novembro.
Nesta carminhada, não tivemos connosco o Frei João, Coordenador da Pastoral Juvenil da Ordem, por se encontrar adoentado. O dia, porém esteve bom, risonho, quente e acolhedor. Era Novembro, e convidava a carminhar! Foi o que fizemos.
Rezámos, cantámos, escutámos o Evangelho e depois da Verónica ter entregue o cajado à Fatinha — um dos baluartes do Carmo Jovem, natural e residente em Rosém — saímos do parque de merendas do Santuário do Menino Jesus, seguindo-a. E lá fomos por entre montes e ribeiras, encostas e penedias à procura do fim. Mal pusemos pés ao caminho ele empinou dolorosamente, mas o Espírito estava connosco e o seu sopro de vida animou-nos para não desistirmos. A primeira pausa foi no penedo junto ao Santuário de Nossa Senhora do Castelinho, aí tivemos oportunidade de fazer uma pequena reflexão alusiva ao tema desta carminhada.
Voltamos a fazer-nos à estrada, ou melhor deixou de ser estrada e passou a ser monte, por onde seguimos até à Igreja Paroquial de Santa Maria de Rosém.
Aí esperava-nos a Eucaristia, presidida pelo Pe. Pereira, Carmelita e Pároco de Rosém e Avessadas, que tão bem nos acolheu e nos recordou a sua participação na Jornada Mundial da Juventude em Santiago de Compostela, no ano de 1989. Iniciou a sua homilia questionando os jovens se eram optimistas ou negativistas? E justificou-se: “Nunca antes esta Igreja Paroquial teve tantos jovens juntos; nem se calhar nos próximos anos terá tantos jovens reunidos para uma Eucaristia!” (Apeteceu bater palmas!) Fizemos uma foto do grupo. Éramos 90 jovens (vindos de Aveiro; Braga, Caíde de Rei – Lousada; Mangualde; Avessadas, Feira Nova e Rosém - Marco de Canavezes; Penafiel; Viana do Castelo e Tarragona – Espanha: chegamos à internacionalização!).

O almoço que deliciosamente tragamos decorreu sob o olhar carinhoso de Nossa Senhora das Neves, Padroeira de Rosém. Chegada a hora certa abandonámos a casa da Mãe e voltámos à estrada que nos iria levar à casa do Filho. Ao chegarmos ao Santuário do Menino Jesus ainda tivemos tempo para ir até à Mata do Convento. Aí tivemos oportunidade de fazer um pouco mais de silêncio. Na partilha proposta fomos desafiados a assumir (declarando-as) atitudes que podiam ter como força o Espírito Santo. E houve bastantes... Por fim chegamos à Igreja do Santuário do Menino Jesus de Praga: tínhamos os pés bem cansados (coisa de que ninguém se lembrou) e as almas mais leves... Entretanto, a Fatinha devolveu o cajado à Verónica, que o recebeu em nome da Coordenação do Movimento e que novo no-lo entregará na próxima carminhada, na Figueira da Foz, no dia 16 de Fevereiro de 2008. Faltava concluir. Rezámos então a Coroinha do Menino Jesus e recebemos uma singela lembrança do Reizinho alusiva à carminhada. E sob o desígnio do cântico Guiado pela mão com Jesus eu vou fomos saindo e regressando a nossas casas. Estava (bem) finalizado mais um dia Carmelita.