domingo, 18 de novembro de 2007

Testemunho do P. Mieczyslaw Jósef Kuznowicz

Segunda-feira, dia 19 de Novembro, ocorrem os 100 anos da morte de São Rafael Kalinowski, Carmelita polaco. É uma graça enorme poder celebrar o I Centenário da sua morte. Em vida chamavam-lhe O Santo.
Não era, de facto, um homem vulgar. Fez-se Carmelita aos 42 anos de idade.
Viveu marcado pelo sofrimento. É recordado pela sua nobreza, bondade e generosidade. De si mesmo dizia: «Sou propriedade dos outros». Era sobretudo um homem de Deus, solícito para a comunhão com Ele. A todos recordava: «Os Carmelitas existimos para conversar com Deus em todas as nossas acções».

Dele disse o P. Mieczyslaw Jósef Kuznowicz, Jesuita:


«Um dia, algures no ano de 1906 ou 1907, eu descia do combóio na estação de Cracóvia. Então ouvi que agente se alvoroçava e corria nas minhas costas, dizendo: «Aí vem o Santo! Aí vem o Santo!». Eu parei e pude ver como muitas pessoas se ajoelhavam diante do Servo de Deus, Padre Rafael Kalinowski. A veneração das gentes à pessoa do Padre Rafael produziram em mim uma tal impressão, que jamais a pude esquecer. E muitas vezes tenho dito a muitas pessoas que se me pude ver um santo neste mudo, eu o vi na pessoa do Servo de Deus Padre Rafael Kalinowski de São José, Carmelita Descalço