domingo, 18 de maio de 2008

Festejamos a Santíssima Trindade.

«A graça do senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós» [2 Cor 13,13] Não podemos calar experiências que são como vírus: quanto mais estamos inseridos mais queremos repetir e permanecer. Foi o que aconteceu no Sábado dia 17 de Maio, no Convento do Carmo em Viana do Castelo, os peregrinos da II Peregrinação a Pé a Fátima do Carmo Jovem, reuniram-se para celebrar um dos mais importantes dias do ano litúrgico, comemorar a Santíssima Trindade. Juntos em família e comunidade celebramos o dogma da fé e do Amor num único Deus, em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo! Nestas vivências de amor entramos um pouco mais na intimidade com Deus e com os irmãos, dilatámo-nos no conhecimento deste Deus e no grande mistério que nos tem para ofertar. A eucaristia foi e será um manancial de acção de graças pelos dons com que Deus Pai, Filho e Espírito Santo dotou cada um. Não podemos viver sem ela. Benevolência filial dimanada nos nossos corações nos quais jorra a alegria pela compreensão de sermos Filhos de Deus, herdeiros da glória. A presença do grupo peregrino por terras do minho, continuou após a eucaristia em convívio amigo e familiar. Foram revistos momentos da II Peregrinação onde cantamos, rezamos, ouvimos, choramos e rimos... Recordando, eternamente viveremos! Recordaremos muitas vezes o que vimos e ouvimos. Em cada foto vista, um momento da nossa história pessoal se encontra. Encontramos e encontraremos tesouros num caminho sempre diferente, sempre novo. Caminho que nos centra a viver de uma forma digna a nossa fé. Somos Peregrinos!
Como peregrinos que somos soubemos esperar pelas 24h para juntos, terminarmos o dia cantando os parabéns, felicitando a Delfina no dia do seu aniversário. Que ela continue a fazer da sua vida um eterno Dom de Deus. Como Jovens Leigos Carmelitas, em cada nó de união, confraternização e entrega, vamos desenterrando tudo aquilo que Deus precisa que cresçamos, sentimos cada vez mais uma ânsia de maior apostolado e de sermos continuamente Jovens Carmelitas em Movimento, de caminharmos em serviço, onde quer que estejamos e para onde quer que os desígnios deste Deus Amor nos leve... Neste Mês de Maio, peçamos a Maria nossa Mãe e Mãe da Humanidade, que nos ajude a caminhar com alegria e cheios de Esperança. Que a Rainha e Formosura do Carmelo nos oriente na descoberta do que Deus quer que sejamos capazes de fazer e o que devemos fazer. Que nos continuemos a comprometer.
Glorifiquemos a Santíssima Trindade, como manifestação da celebração e de vida. Que não percamos a melhor forma de o fazer. Continuemos a viver a unidade do Filho na máxima: «Que todos Sejam um» [Jo 17,21] «Somos um. Somos um… eu e Tu somos um»…