quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Acampaki Júnior'10 - APRESENTAÇÃO



Olá! Eu sabía que nos voltaríamos a ver.
Estamos no segundo Acampaki Júnior. É uma alegria encontrarmo-nos todos para fazer amigos e reforçar a amizade com o Amigo.
Obrigado por teres vindo.
Estamos juntos para caminhar juntos, rezar juntos, rir juntos, aprender juntos e juntos saltarmos para a piscina. Quando estamos juntos a vida sorri e a amizade cresce. É por isso que é tão bom o Acampaki.
Há aqui amigos de sempre. Não os apresentarei, porque já conheces. Mas devo apresentar-te Pierre Berthelot. É um amigo especial. Era francês e nasceu há mais de 400 anos! Não era católico mas fez-se católico. Tinha nove irmãos, eram pobres apesar do pai ser médico da marinha francesa. O menino Pierre era um reguila, guicho, se quiseres. Começou a seguir o pai e acabou cientista, cosmógrafo mais propriamente. Primeiro do rei de França, depois do rei de Portugal. O melhor da sua vida viveu-o na Índia. Ali foi combatente bravo e cientista à séria. A sua vida cruzou-se um dia com um Carmelita e o cientista e guerreiro acabou sacerdote no convento do Carmo de Goa. Ali conheceu Frei Redento, que fora capitão da marinha portuguesa. Deram-se bem, foram amigos. Estimavam-se muito. Se fosse hoje dir-se-ia que onde estivesse um estaria o outro. Acabaram mártires ao serviço de Portugal e da fé católica.
De Pierre Berthlot, ou melhor, de Frei Dionísio da Natividade, é a frase que preside ao nosso segundo Acampaki: «Sou feliz mesmo que não me compreendam!»
Ora aqui está um grande homem! Imaginas quantas contradições ele sofreu? Quantos mares e quantos ventos o combateram? Quantas fragatas inimigas o enfrentaram?
Quantos inimigos o ameaçaram?
Pois, venham as oposições e as dificuldades que o nosso carmelita diz que sempre seria feliz apesar de incompreendido. Ele sempre soube seguir Jesus, que mais precisaria? — Por isso era feliz!
Depois de Pierre quero falar-te de Teresa.
Viveu um pouco antes de Pierre e era espanhola. Nasceu nobre e era belíssima e inteligente. Era tão bela que fazia parar o trânsito de Madrid! (E não havia no mundo de então cidade como Madrid!) Bem sei que Madrid do séc XVI não é a New York actual, mas as mulheres daquele tempo eram bem belas! E Teresa mais que ninguém era mulher para encantar reis e rainhas, nobres e plebeus e até os cães! E a Deus! Sim, a Deus!
Deus enamorou-se dela, mostrou-lhe o quanto era seu amigo! Mostrou- lhe o que dois grandes amigos podem fazer juntos! Teresa agradeceu a amizade de Jesus e com Ele e por Ele dedicou-se a fazer amigos de orar, amigos cujo gozo fosse rezar! Já imaginaste? Uma mulher de oração! Uma mulher capaz de encantar e atrair por que rezava!
Ó que mulher e amiga foi Santa Teresa de Jesus!
Noutra página do Guião poderás ler mais sobre ela; e ao longo das nossas orações poderás escutar algumas palavras dela.
Olá, amigas! Olá, amigos!
Desejo-vos um belo Acampáki, cheio de amizade.
Com belos amigos, como Pierre, Teresa, João. É belo ter amigos, pois são quem nos ajuda a atravessar o Inverno!
Que Jesus, Teresa e Pierre sejam felizes connosco!
Oh! Como é belo ter amigos!

Frei João Costa
Pastoral Juvenil do Carmo