quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O ESPÍRITO OKAPI


Olá.
Estou a fazer contas, não me interrompas. Ora vamos lá contar. O quê? Vamos contar as muitas razões para não vir ao 4campáki: Calor, muito calor de dia; frio, muito frio, de noite. Pó, muito pó; tenda sempre suja. Pouco tempo de piscina; uma hora de silêncio que mais parece dois anos da minha curta vida. Professores chatos; assuntos que nem a minha avó quer ouvir. Deitar ainda de dia; e depois barulho durante a noite. Levantar cedo; e ir a correr para os lavabos para apanhar água quente. (E só chegar quando já está fria!) Chão duro, relva seca. Moscas, mosquitos, moscardos e moscardões. Caminhar de noite; rezar muito:
está-se sempre a rezar e até já rezei para um ano inteiro. (Menos na altura dos exames!). Ter de lavar uma montanha de loiça; ter de pôr e de servir à mesa; limpar o 4campamento. As casas de banho sempre cheias; as torneiras que não funcionam e no fim ter de lavar toda a porcaria. Só põem música de que não gosto, ninguém trouxe tecno. As noites são frias e o meu colega de tenda dá pontapés e conta-me segredos do amigo que tem um colega que é primo do namorado duma miúda dos bastidores dos Morangos Selvagens. O torneio de futebol foi mal organizado, e o árbitro comprado. Não veio a minha colega de peito. Obrigam a comer sopa e melancia, bdack! A sobremesa é sempre a mesma, e aquelas duas maçãs engelhadas já são do ano passado! Nunca dão gelado, não há cigarros nem matraquilhos. Não há net e raptam os telemóveis. A João diz que agora é Cucas, mas de cuca precisa ela já se vê. É só resmunguice para aqui, resmunguice para ali. E mais regras e tantas regras que parece querer escrever uma Constituição! Porque não vai ela mais o Tiago para a Assembleia da República? (O Frei escapa às críticas porque é ele que escreve o texto!) Isto com a Verónica e o Ricardo tinha mais piada; só não sei porque lhe chamaram Mau-Feitio e Senhor Lei. Eu pensei que tinha vindo para um acampamento, mas isto é uma prisão ou um retiro, mas eu já fui a retiros e sei que é bem melhor que esta funguice. Se tivesse ficado em casa tinha as coisas do costume para fazer. Coisas interessantes, tipo... nem sei. Mas seriam coisas interessantes, tenho a certeza.


Olá.
Há quanto que já não nos víamos! Olha, já que apareceste diz-me aí uma boa razão para vir ao 4campáki. Ai este é o teu primeiro, não tem mal, é como se fosse já o quarto. Diz-me lá uma boa razão. Amigos? Porreiro, pá, concordo contigo. Eu também vim por causa dos amigos. Para fazer amigos, para dilatar o meu coração, aumentar a amizade. (Ó Cucas, desculpa lá. Aquilo da outra página era a brincar!) Por falar em amigos: conheces a Teresa e o João, o Rafael, a Cucas e o Tiago? E o Ricardo? E a Raquel? Conheces pouco? Alguns não sabes quem são? Olha não tem mal, lá para o fim saberás melhor.
Espero que aqui faças muitos amigos, bons amigos, amigos para a vida. Oxalá faças amigos novos, toneladas de amigos, resmas de amigos, paletes de amigos.
Oxalá faças amigos novos, estupidamente amigos. Amigos de ontem, amigos novos, amigos de sempre, para sempre amigos.
Sempre amigos fortes de Deus.
Ainda não falei do Espírito Okapi? Eh, pá! A Sofia Simões é que foi da ideia e sabe bem disso. Mas, dir-te-ei o que sei: O Okapi é um animal tímido e terno que se reserva e não se deixa muito ver. É afável com os amigos. O pescoço parece emprestado da girafa, embora seja mais pequeno. Nas pernas trazeiras tem as riscas brancas e pretas da zebra. O corpo é do cavalo. Tem uns pequenos chifres como as cabras. Estranho bicho, não? Pois, olha, é único que consegue lavar os olhos e as orelhas com a própria língua! Brldack!
Mas vem mesmo a calhar! Ele tem características interessantes, sobretudo aquela de se parecer a muitos bichos, parecer que muitos lhe emprestaram qualidas para ser quem é.
É isso! O 4campáki é o um okapi!
Juntos somos especiais, raros, interessantes, amigos, simpáticos. Estamos aqui como somos, como nos ensinaram a ser, com o que aprendemos dos nossos pais, avós e irmãos mais velhos, na catequese e na escola, na música e no teatro, no recreio e em tantos lugares.
Bem-vindo ao 4campáki. Bom espírito okapi!

Frei João Costa,
Chefe ocacampáki