quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AcampAula - Fernando Pacheco Serrão, Jornalista



No dia 7, o penúltimo dia do nosso 4campaki, recebemos o nosso último professor, o jornalista Fernando Pacheco Serrão.
Esta aula teve como tema “Religião, Ciências Políticas e Comunicação Social”.
Fernando está na Comunicação Social há 24 anos e afirma que a mesma está a passar pelos momentos mais complicados. Hoje em dia, os jornalistas estão muito condicionados, não podem escrever publicidade e têm que ter muito cuidado em tudo o que transmitem à sociedade.
É jornalista mas não exerce, está no departamento de programas da rádio do Alto Minho.
Sobre a política, Fernando falou muito, o que ficou resumido ao seguinte: este jornalista que tirou Ciências Políticas é apartidário, não tem qualquer simpatia por qualquer partido político. A definição que dá à política é “estudo dos poderes e de toda a envolvência dos poderes (elites, sindicatos e comunicação social)”. Fernando Serrão diz que o que matou a política foi o facto de os políticos terem deixado de dizer a verdade.
Sobre a Comunicação Social, em resposta a um aluno nosso, Fernando diz que existem muitos jornalistas subjectivos. Afirma ainda que a mesma notícia é transmitida à sociedade de formas diferentes, que para entrevistar alguém é necessário estudar sobre essa pessoa e que existem técnicas e formas de pôr uma pessoa complicada a falar numa entrevista.
Através do Fernando tivemos conhecimento que existem várias Agências de Notícias que fornecem notícias aos diferentes meios de Comunicação Social. E, todos juntos, chegamos a conclusão que os amadores não podem fazer rádio, que precisam de ter algum tipo de formação e que não existem diferenças entre os meios de comunicação, mas que os jornais escrevem as notícias no presente e as rádios transmitem as mesmas no passado.
Mesmo tendo muitas despesas, a rádio subsiste da publicidade. Esta rádio onde trabalha o jornalista não é uma rádio local como aparenta, pois existem ouvintes um pouco por todo o lado: na Espanha, na França, nos Estados Unidos da América, na Suíça e afins.
Fernando diz que os poderes existentes são em primeiro lugar o Executivo, em segundo lugar o Legislativo, em terceiro lugar o Social e em quarto lugar a Comunicação Social.
A meu ver a aula foi interessante porque não tivemos ninguém a dormir ou lá perto… Eu, pessoalmente, gostei.

Por Diana Oliveira.
Aldeia de S. Rafael kalinowski