quarta-feira, 6 de agosto de 2008

AAcampaki - Só o silêncio da interioridade do coração pode entender o vivido!

«A esperança não nos deixa confundidos, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido». [Rom 5, 5]
Terminou o dia 3 de Agosto de 2008, o mês de Agosto inicia, mês escolhido pelos jovens Carmelitas para continuar a ir pelo mundo com o «Carmo no coração», após uma semana de AAcampaki! Nesta semana aprendemos a escutar e ensinamos muitas vezes os outros sem falar, para isso bastou aproximarmo-nos do Amigo e cravarmos em nós o convite: «Alarga o espaço da tua tenda». Só o silêncio da interioridade do coração pode entender o vivido!
Depois de tudo arrumado, eis-me aqui... Recordo momentos de uma semana, (re)vejo gestos de amigos, de irmãos, de Acampakis. Laços de ternura que se entrelaçam em sentimentos mútuos de partilha de um Deus que nos ama e não é indiferente. A noite cai, o dia desperta em amor que não se extingue. Este amor não se extinguiu nem se extinguirá, continuará a arder e a fervilhar a quem O deixa escutar.
Os ecos de hoje que recebo de muitos de vós balanceiam e ditam palavras de saudade! Com saudade nos despedimos uns dos outros de uma semana que a consideramos muito nossa e muito especial. Partilhamos vidas sem nos pouparmos ao sacrifício: tantas preocupações, lutas, correrias, tanto desprendimento de nós mesmos para assumir responsabilidades. E no fim, vimos que tudo era bom! Tudo isto, digam o que disserem é Amor de Deus.
Por e com amor construímos e solidificamos presenças, crescemos juntos, derrubamos barreiras da nossa existência e dos nossos pequenos mundos encerrados em si mesmos. Não esperamos recompensas, pois Ele mesmo nos deixou legado: «dai de graça o que de graça recebeste.»
Haverá Acampaki para o ano? Partiremos em novas aventuras? Deus nos acompanhará e nos lisonjeará nas sendas da «Clara noite».
O AAcampaki provocou encontro e o encontro leva à benevolência de Deus. Porque nos ama vem ao nosso encontro, encontremo-nos também com Ele em cada dia fora dos portões que nos receberam. Ele espera por ti, por mim, por quantos se deixam enamorar. Que não se extinga a «fogo que arde sem se ver»! Acreditas no diálogo da vida quotidiana, na partilha do vivido, na construção baseada na simplicidade? Eu acredito.
Um conselho de amiga vos deixo: Sede amigos e prudentes, na paciência está o alcance das vossas forças. Solidificai-vos em Deus. A Igreja é Mãe, preocupa-se com cada um de vós, permanecei ao lado dela. Que o «Espírito caracol», permaneça em vós, na carapaça da vida estendei as vossas lonas, fincai as vossas estacas… Envaidecei-vos por quanto, cada um foi e será capaz de dar. Deixai render o vosso tempo, saboreai-O com Amor e achareis curta a Sua real beleza.
Como Acampaki que fui e com «Espírito caracol» que quero firmar em mim, não o deixando desfalecer, agradeço a Deus Pai por me ter permitido passar esta semana enriquecendo com todos vós um pouco do caracol que sou.
Amigos jovens Acampakis, bem hajam!
Ao longo das semanas que precederam ao AAcampaki foram soltas frases convidando-vos! Num hoje fui rememorar e volto a firmar: Cada momento AAcampáki é uma descoberta
1. AAcampáKi é tempo encontro. Descobrir a aventura de viver o encontro com os outros e com Deus! 2. AAcampáki é tempo de piscina, jogos, lazer… Descobrir e potenciar a criatividade de maneira lúdica. 3. AAcampáki é tempo de silêncio. Descobrir o conteúdo dos símbolos e sinais cristãos, através de celebrações simples e vividas. 4. AAcampáki é tempo de trabalho. Descobrir a importância do trabalho cooperativo como meio de inculcar valores. 5. AAcampáki é tempo de oração e reflexão. Descobrir os valores evangélicos do perdão, amizade, solidariedade, simplicidade. 6. AAcampáki é tempo ganho. Descobrir que não podemos viver vazios por dentro! 7. AAcampáki é tempo de partilha. Descobrir a partilha como uma das prioridades para novos impulsos no carminhar! 8. AAcampáki é tempo de aventura na natureza! Descobrir e conhecer novas pessoas, dormir e acordar tendo a natureza ao nosso redor! 9. AAcampáki é tempo de conhecimento! Descobrir que a contemplação da obra de Deus começa por nós mesmos. 10. AAcampáki é tempo de viver experiências inesquecíveis! Descobrir que devemos confiar n´Ele. E isso é tudo. Eu recomendo! AAcampáki é tempo… De continuares a alargares o espaço da tua tenda, onde quer que estejas!