sexta-feira, 25 de junho de 2010

CRONICAZ de um Perigri, letra M




MADRINHA
Só temos uma. Não queremos outra. É sábia, é espiritual. É simples, disponível, Carmelita, enfim. Nela se cumpre o Evangelho. Muitas palavras do Evangelho lhe caem bem. Tantas medita, que, quem por ela passa, algo de bondoso pode colher nem que seja um singelo copo de água fresca.
Ela que já não é nova a mim me contou que no fim lhe tocou o melhor vinho, como em Caná da Galileia. Se assim é e se o bom vinho é o Carmo Jovem, deixe que lhe diga: ó responsabilidade que acaba de nos lançar para os ombros!
As raparigas dizem que se dorme bem em casa da Madrinha. Não duvido. Ao que depois elas caminham!
Estou certo que o exemplo move. O seu exemplo de mulher toca as nossas mulheres e a mim também.

MARGARIDA E INÊS
São o futuro. Uma é Marta, outra Maria. Uma contemplativa, outra activa. São meninas de nove e onze anos. A Gotinha tem futuro. Já vestiram a camisola e levaram a faixa para casa. Já querem saber quando serão convocadas de novo. Sê-lo-ão, sê-lo-ão. Queremos que venham, precisamos que venham. Agora que trazem a Gotinha no coração, queremos que aprendam a carminhar connosco.



MARIA
É para a casa dela que caminhamos, é à escola dela que vamos. Porque sabemos que a Mãe nos quer ele para nos levar ao Pai.
E o regresso diz bem aonde acabamos de chegar, donde acabamos de zarpar.