domingo, 25 de setembro de 2011

Crónica alfabética do Vcampaki (XVI)

Professores

Os professores ou formadores são outra imagem de marca do Vcampki. Claro que todos aprendemos com todos, desde que não sejamos mesquinhos. Há tanto para aprender em férias! Toneladas de aprendizagens: montar e desmontar uma barraca, descascar batatas, cortar alho francês, fazer limonada, pôr a mesa, lavar pratos e tachos, passar a esfregona, esticar as cordas, recolher os panos, levar o lixo, cuidar dos balneários, das tendas, da Universidade, do Santuário e do Anfiteatro. E muuuuuuuuuuitas mais coisas. E mais, muito mais.

Mas para além destas aprendizagens espontâneas vieram outras. Foram quatro os formadores; três formadoras e o Professor JC, que o Ricardo acabou por substituir por inadvertência. A Enfª Anabela Lopes – Chefe das Urgências da Unidade Hospitalar do Alto Minho; a Alexandra Sh’ma Pinto, primeira Coordenadora do Movimento do Carmo Jovem; e a Ana Balinha, também velha guarda do Carmo Jovem a quem recentemente coube passar pelo longo túnel da Noite Escura.

Não houve momento ou palavra que fosse de perder. Vieram com encanto e banharam-nos com doçura e reconhecimento. Contaram-nos histórias de vida, vividas intensamente com gente dentro. Impressionaram-nos vivamente. Os seus relatos e testemunhos impressionaram-nos a alma e os cabelos, a pele, os olhos e o coração. Impressionaram-nos as palavras e os silêncios, os silêncios e as palavras entrecortadas pela surpresa ou pela memória apagada. No fim contentaram-se com boas palavras e abraços, porque a amizade não se (a)paga. Obrigado. Sim, também nunca dispensaremos os Professores. Aliás, felizmente tivemos professores, porque a chuva foi bem reles!