domingo, 4 de setembro de 2011

JMJ Madrid 2011: Somos mesmo muito pequeninos!

 
 
A XXVI Jornada Mundial da Juventude celebrou-se em Madrid entre os dias 16 e 21 de Agosto, e concluiu com um grande êxito no tocante ao poder de convocatória do Santo Padre. Mais que os números, registe-se com agrado a forma como a JMJ decorreu ao longo dos dias, a programação dos actos, a logística e as mensagens que Bento XVI pronunciou aos jovens do mundo inteiro e à sociedade espanhola.
Tivemos a oportunidade de vislumbrar um novo perfil do jovem cristão.
Uma mensagem cheia de esperança marcou os discursos de Sua Santidade. As suas palavras foram claras e profundas, num país com uma história longa de evangelização pelo mundo.
Os grandes eventos foram acompanhados de forma genérica por todos. Deixo algumas pinceladas sobre os nossos dias - dos jovens carmelitas portugueses - em Madrid.
No dia 17, sem programação prévia, tivemos um dia carmelitano. Visitamos a Igreja da Paróquia de Santa Teresa na Plaza de Espanha onde estavam as Relíquias de Santa Teresinha. À noite, participamos num concerto promovido pelo Instituto Notre Dame de Vie, onde as Relíquias foram novamente o centro das atenções.
No dia 18 participamos no encontro dos 12.000 jovens vindos de Portugal com os bispos portugueses, na Madrid Arena. Na catequese D. José Policarpo afirmou que não sabe se há tempo para perceber que há esperança na fé. A fé só poderá ser vivida com amor. Ao terminar disse “Senhor, eu acredito em Ti”, que é o mesmo que dizer, “eu amo-Te muito”.
Escutamos ainda dois testemunhos vocacionais muito significativos. Um casal aveirense - Pedro e Catarina - acompanhado pelo seu filho - Salvador - disseram “SIM como família, (...) não estámos sozinhos e as JMJ foram um momento de dizer SIM. É possível ser namorados, ser casal, ser família. É possível! Acreditem, somos capazes se Jesus Cristo está dentro. Podemos ser radicais. É possível”. O casamento também é uma vocação.
E escutámos ainda o P. Paulo, de Coimbra, que disse que era feliz como sacerdote capelão dum hospital! Também ele disse SIM.
Na sexta-feira, vivemos com grande emoção a Via Sacra entre Colon e Cibeles, ao longo do Passeio dos Recoletos. Momentos intensos ao ver as imagens da Paixão, provenientes de diferentes pontos da geografia espanhola: cada uma das estações foi uma emoção renovada ao ouvir as meditações e ao ver jovens marginalizados pela sociedade de diferentes pontos do globo – jovens com sida, jovens do Iraque, jovens deficientes, etc.
O fim de semana foi um grande encontro: o encontro por excelência de todos os jovens, em Quatro Vientos. Ali sofremos temperaturas altíssimas, chuva, vento forte, frio... Mas mais impactante que isso foi o silêncio que se fez quando a Custódia de Toledo surgiu na Exposição do Santíssimo. Não cronometrei o tempo, mas sei que nos arrepiámos durante o muito tempo que estivemos diante do Santíssimo!
O Santo Padre proferiu palavras de improviso que alentaram os jovens a permanecer no lugar quando o clima fez das suas. No domingo o calor regressou e o calor das palavras do Santo Padre inundou também os nossos corações. E mais aqueceu os jovens brasileiros quando se ouviu que as próximas JMJ serão no Rio de Janeiro em 2013!
Em Madrid os jovens de cerca de 200 países viveram uma experiência de fé, uma experiência de Igreja e uma experiência de gozosa de alegria. Estas experiências vivenciadas, mesmo depois de alguns dias do seu término, mantêm-se muito fortes nos nossos corações.
Somos mesmo muito pequeninos...
Frei Ricardo Luis, OCD