quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Testemunho I - Uma semana no céu…

O Acampáki… O tema deste AAAcampáki era «Dai-me um lugar no vosso coração», eu dei um lugar no meu coração a ELE, aos amigos e Ele acampou no meu coração! O Acampáki é um acampamento jovem, carmelita cheio de abraços fortes, cheios de ternura, alegria, onde encontramos os amigos e o Amigo que levamos no coração. Estive no Acampáki do dia 2 a 9 de Agosto. Estive com Deus e com os amigos. Hoje, partilho o vivido com o coração a transbordar de alegria. As actividades foram muitas e diversificadas, durante a semana conheci este grande amor de Deus, aproximei-me e uni-me a ELE; o amor foi e será a palavra-chave deste carminho que vou fazendo com o Carmo jovem, a minha grande família na fé; é delicioso estar perto de Deus e dos Amigos. A semana correu bem, o que mais adorei foi a hora de silêncio, momento em que faço o balanço do meu dia, e encontro-me. A adoração eucarística, durante a noite toda, foi um dos pontos altos do AAAcampáki, a música, o conto, as leituras… tudo me falava da presença de Deus nas nossas vidas, fui acolhida no seu Amor e este amor dá-me oportunidade de mudar e até de conhecer as verdades que se cruzam no meu carminho. Tal como os amigos «professores» que estiveram connosco e muito nos transmitiram, exemplos de vida, de força de coragem. O que mais me tocou foi o Bento Amaral, o seu testemunho de vida tocou-me muito… O AAAcampáki foi maravilhoso, uma semana que não se esquece. Deixo escritas algumas frases que fui recebendo dos Amigos e que me ajudam a lutar durante todo o ano e a não desistir, agradeço a Deus por todas estas pessoas: - “mas eu quero vir se tu vieres, porque és uma miúda a quem não se dá muito valor, mas tens uma alma grande”. - “Onde tu estás eu também estou”. - “sei que me aprecias, mas eu aprecio-te mais, mesmo que tu não saibas”. -“ Gramo bué o teu sorriso…” - “ …e lembra-te que as pessoas que gostam de ti não vão deixar de gostar, porque é impossível, esse teu dom natural cativa e prende as pessoas.” -“ és uma excelente pessoa, ainda que penses que não…” -“ tens um espírito fixe” Foi mais uma semana que nunca irei esquecer, porque é com isto que se cresce. Andemos para a frente… Por último deixo um grande obrigada… Sei que durante a semana também cometi alguns erros, mas conheço um ser humano extraordinário, que me ampara e consegue apesar de eu a magoar, consegue perdoar, nunca vi ninguém assim, esta pessoa chama-se Verónica Parente; ela ajuda-me muito neste carminho, orienta os meus passos, um dia escreveu-me mais ou menos assim: «entrego-te este pequenito passarinho de madeira, pequenito tal como tu, que tal como ele ganhes asas e consigas voar, cresce e parte… voa pequenito pássaro e sê feliz!» Durante esta semana, fui muitas vezes este passarinho que tentou voar e muitas vezes caiu, mas encontrei sempre alguém que me levantou… não devia ter caído mas é ao errar que se aprende. Vero, eu aprendi e aprendo muito contigo. São 8 ou 9 anos de história em que cresci a teu lado, agora e para sempre, nunca te irei perder, ficarás para sempre neste pequeno coração! Deixo também uma palavra para o Ricardo, tem força, dá um lugar a Deus no teu coração; segue o teu carminho, e leva-nos a todos no teu coração. Tu já estás no nosso….
Joana Costa, 17 anos Aldeia de Isidoro Bakanja, Viana do Castelo