O fogo
O fogo manifesta a força do amor que purifica e consome. Jesus Cristo é baptizado com Espírito e fogo (Lc 2, 16), aquele fogo que Ele quis levar a todo o mundo (Lc 12, 49) e que foi oferecido aos seus discípulos no dia de Pentecostes (Act 2, 3-4).
O Espírito é como um fogo, como uma chama. Paulo pede aos cristãos: “Não apagueis o Espírito” (1Tes 5, 19).
Dizem os historiadores que a descoberta do fogo foi decisiva para a evolução do homem e para nos distinguir dos animais. O fogo aquece, cozinha, transforma. A primeira grande possibilidade que o fogo-chama permite é transformar a escuridão em luz. Toda a escuridão do mundo não pode abafar a luminosidade de uma chama, por pequena que seja.
O fogo transforma os elementos e permite purificar os metais. O Espírito é como o fogo: o Espírito transforma a humanidade. Ele dá-nos a esperança que tudo possa ser transformado, que tudo possa ser melhorado e purificado.
Tal como o fogo, o Espírito Santo permite-nos passar de um estado a outro. Quando o homem recebe o Espírito, acende-se o amor e chora o mal que fez… e o coração do pecador arde na dor do arrependimento… o Espírito contagia o coração dos fiéis com a chama do amor. (S. Gregório Magno).
Experimenta acender um fósforo. Podes mudar a posição do fósforo mas a chama aponta sempre para cima, para o alto. O Espírito eleva, faz avançar em cima, para essa pátria de Deus que desejamos ardentemente.
O Espírito Santo torna-se uma presença consoladora na nossa vida porque nos ajuda a ver como tudo o que vivemos (mesmo as coisas mais negativas) podem ser transformadas e orientadas para “cima”, para Deus. Através de um fogo de transformação, de discernimento.
E esta transformação que acontece dentro de nós faz da nossa vida um fogo que dá luz, consolo e calor àqueles que estão à nossa volta. Jesus disse: “Eu vim para trazer o fogo à terra” (Lc 12, 49). Este fogo é o seu Evangelho que nos permite sentir que o Amor pode transformar tudo, até a morte, em vida nova. Ao lado de Jesus, cada crente pode encontrar luz e calor. E na medida em que nos deixamos tocar e acender pelo fogo do Espírito de Jesus ressuscitado, também as outras pessoas podem encontrar luz e calor. A nossa vida de homens e mulheres “acesos” pelo fogo do Espírito pode fazer a diferença para aqueles que estão à nossa volta. O Espírito que está em nós leva-nos a gestos de serviço, de ternura, que aquecem os corações daqueles que mais sofrem. Leva-nos a trazer luz às zonas escuras da vida de tantos dos nossos companheiros.