quinta-feira, 14 de maio de 2009

III Peregrinação a Pé a Fátima - Notas finais

O apelo da estrada e dos carminhos têm constituído, de há uns anos para cá, o lema e a principal característica dos jovens Carmelitas, que, desde os primeiros passos, se tornaram “jovens leigos em movimento” e que nesta peregrinação reafirmaram convictamente que “levam o Carmo (Jovem) no coração!”. Deste modo pusemos os pés ao caminho e voltámos a peregrinar a Fátima na certeza, porém, que o ponto de partida para a III Peregrinação a pé do Carmo Jovem seria diferente das edições anteriores. No primeiro ano partimos do Convento do Carmo de Aveiro e “Aproximamo-nos de Maria”; no ano seguinte Aveiro voltou a ver-nos partir “In obsequi Iesu Christi”(No seguimento de Jesus Cristo); este ano, desafiados por S. Paulo, partiríamos do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, inspirados pelo excerto de uma das suas Cartas, “Andai sempre alegres!”. Há algo de intrinsecamente emocionante no encetar de uma peregrinação: a cativante expectativa de novas experiências, de encontros interessantes, a deslumbrante variedade do mundo natural em nosso redor que nos faz sentir tão pequeninos, a vontade de ultrapassarmos as nossas limitações e dificuldades, não só físicas mas também espirituais, a oportunidade de nos encontrarmos connosco e com Deus…; nunca sabemos ao certo quanto e como a simples experiência de caminhar nos fará mudar entre o ponto de partida e o ponto de chegada, mas sabemos que quando chegarmos algo em nós será diferente…
Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

Ao final de uma quinta-feira, último dia do mês de Abril, véspera do feriado do dia do trabalhador e de um apetecível fim-de-semana prolongado, era muita a azáfama e movimento em torno das grandes metrópoles do país com muita gente a querer sair do buliço das cidades dirigindo-se para locais mais pacatos e sossegados, aproveitando mais um dia de descanso que o calendário proporcionara. Porém, em alguns pontos do país, mais de duas dezenas de jovens ultimavam preparativos e partiam de suas casas, atravessando a mesma mundana confusão, tendo como destino a cidade de Coimbra, onde no dia seguinte, partiriam para uma longa carminhada até Fátima. Assim começou a III Peregrinação a Pé a Fátima do Carmo Jovem. Começou à porta de cada uma das nossas casas, pois a peregrinação de cada um começa dentro do seu próprio coração, no momento em que deixa o conforto e aconchego do lar e enfrenta o mundo.

Depois de algumas horas de viagem seja de comboio, metro ou automóvel, eis-nos, enfim, chegados à cidade dos estudantes que por aqueles dias vivia as suas festas académicas. Junto ao Carmelo de Coimbra, num local chamado Penedo da Saudade e sítio combinado para o ponto de encontro entre todos os peregrinos, esperavam-nos três irmãs do Carmelo Secular, entre as quais a Presidente Nacional, Maria Emília André, que amavelmente nos deram as boas vindas e logo de seguida nos guiaram até ao local onde iríamos passar aquela noite: a Casa do Noviciado das Irmãs Doroteias. À nossa espera tínhamos uma pequena ceia preparada por estas senhoras irmãs do Carmelo Secular e que foi sendo composta e recheada por mais algumas migalhas que trouxeramos de nossas casas; a saber, o bolo das Alhadas, trazido pelas irmãs Teresa e Carla Romeiro e o bolo de chocolate trazido pela Célia directamente de Moinhos da Gândara.

Iniciou-se assim um belo momento de convívio que proporcionou a primeira troca de impressões e conhecimentos.

Em seguida e já numa sala anexa iniciou-se o acolhimento propriamente dito, no qual foi apresentada a própria peregrinação e cada participante individualmente. Era-mos mais de duas dezenas de peregrinos, alguns estreantes, outros já repetentes pela segunda e pela terceira vez, um grupo que à primeira vista bastante heterogéneo pelas diferentes faixas etárias representadas e pelas responsabilidades que lhe andam associadas, mas que posteriormente se viria a revelar bastante coeso e unido.

Foi um momento bastante divertido e ao mesmo tempo bastante interessante, onde podemos conhecer um pouco mais de cada um e desde logo pusemos em prática o que o Apóstolo nos pedira para os próximos dias: sermos e andarmos alegres!

A hora já ia adiantada quando nos deitamos com a certeza, porém, que poucas horas depois iniciaríamos, bem cedinho, no Carmelo de Santa. Teresa a III peregrinação a pé a Fátima do Carmo Jovem.