terça-feira, 19 de maio de 2009

Vaticano lança portal para se ligar aos jovens

Aplicações para o iPhone e o Facebook marcam celebração do 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais
O Vaticano criou um novo portal destinado às novas gerações, com aplicações para o iPhone e o Facebook, através do qual os utilizadores poderão trocar cartões virtuais do Papa, discursos e mensagens de Bento XVI.
Assinalando o 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a 24 de Maio, este ano dedicado ao tema das novas tecnologias, foi apresentado em Roma o “microportal” http://www.pope2you.net/
Este ano, o Dia Mundial tem como lema "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade".
O «Pope to you» é patrocinado pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e, segundo o seu presidente, Arcebispo Claudio Celli, foi criado para lançar a mensagem do dia mundial através de um meio tecnológico próximo dos jovens.
Em conferência de imprensa, este responsável assinalou que a intenção é facilitar a comunicação entre o Papa e os jovens, procurando chegar ao maior número possível de pessoas. O Vaticano quer assim entrar em diálogo com as novas gerações, para “promover uma cultura de respeito, diálogo e amizade”.
O portal tem um link no Facebook e também será possível receber notícias em formato vídeo sobre o Vaticano e o Papa, na mesma linha do que já acontece no YouTube, onde a Santa Sé está presente.
A mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2009 é particularmente dirigida à “geração digital” e assinala que “a facilidade de acesso a telemóveis e computadores, juntamente com o alcance global e a omnipresença da Internet criou uma multiplicidade de vias através das quais é possível enviar, instantaneamente, palavras e imagens aos cantos mais distantes e isolados do mundo”.
“Os jovens, de modo especial, deram-se conta do enorme potencial que têm os novos «media» para favorecer a ligação, a comunicação e a compreensão entre indivíduos e comunidade, e usam-nos para comunicar com os seus amigos, encontrar novos, criar comunidades e redes, procurar informações e notícias, partilhar as próprias ideias e opiniões”, constata o Papa.